Sites Grátis no Comunidades.net Criar uma Loja Virtual Grátis

Lugar ao Sol


Algumas idéias aqui descritas ou mencionadas podem ter conteúdos associados à alguns preceitos religiosos, idéias e ideais de grandes líderes e pessoas que lutaram por um mundo melhor, mas se estiver dentro da concepção do bom viver e da busca incessante do amor, da paz, da plenitude e da caridade desculpem-me, mas será impossível desviar do caminho deles. Sugestões e idéias: https://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?rl=t&uid=3726805272153578019 caetanomyspace@gmail.com
Total de visitas: 20348
Pompéia, a cidade esquecida

Pompéia

Pompéia (Pompeii) era uma cidade no Golfo de Nápoles, na subida da montanha do Vesúvio.




Fundada pela comunidade Oschi foi conquistada e reconquistada por Gregos, depois por Otomanos e finalmente (mais ou menos no século VI antes de Cristo), foi conquistada pelos Romanos, e foi a partir daí que a cidade começou a prosperar.

Ao longo dos séculos foi se transformando na cidade mais importante da Região (na época era maior que Nápoles), por estar estrategicamente localizada no golfo, e por ter uma terra vulcânica muito fértil.
A cidade também era importante porque estava localizada ali uma das principais academias militares Romanas, disfarçada de "clube da Juventude" onde os jovens podiam ir se divertir com esportes como arremesso de lanças, corrida carregando armas, lutas de gladiadores, etc...
E quando se davam contas já estavam convocados pelo exército Romano e seguiam mundo afora conquistando territórios.

Porém, no ano 62 depois de Cristo, o Vesúvio começou a dar sinais de vida, e um terremoto destruiu parcialmente a cidade.
Como a cidade era muito próspera e rica, em alguns anos já estava quase tudo reconstruído.

No entanto a erupção verdadeira só aconteceu no dia 24 de agosto do ano 79 d.C., durando vários dias e destruindo as cidades de Pompéia, Herculano e Stabiae.

Um fato curioso é que Pompéia está bem longe do Vesúvio, a cidade não estava exatamente construída aos pés do vulcão....



Pompéia e Vesúvio ao fundo

E porque essas três cidades foram atingidas e as outras não?
Porque Stabiae desapareceu totalmente, Herculano foi totalmente destruída e Pompéia se conservou tão bem?
A resposta é: o vento.

A direção do vento levava bolas de lava ardente diretamente a Herculano e Stabiae, e para Pompéia gás tóxico e cinzas.



Casas

O que aconteceu com Pompéia foi: o vento levava gás tóxico que pouco a pouco, com o passar dos dias foi matando a população; os que sobreviveram fugiam na medida do possível, mas como já estavam intoxicados, acabavam morrendo também.



Pessoas

Quando o vento começou a trazer as cinzas, a cidade foi totalmente soterrada, matando quem ficou por lá, que já não eram muitos, e escondendo a cidade por 17 séculos.



Vista superior

Durante muito tempo, nada foi construído por lá, porque a população acreditava que a área tinha sofrido alguma maldição, um castigo dos deuses ou algo parecido, até que ela foi totalmente esquecida.



Grupo de pessoas, provavelmente familiares

As ruínas foram descobertas no final do século XVII quando tentaram construir um aqueduto que passaria por ali.



Ruínas

Então começaram a fazer as escavações e por falta de técnicas e cuidados destruíram uma das áreas mais importantes da cidade, o Fórum.



Fórum

No final do século XVIII, as escavações foram reiniciadas, com novas técnicas, e ao longo das décadas retiraram a cidade do esquecimento (ainda não terminaram de escavar tudo).

Uma das coisas mais curiosas de Pompéia é a existência de ‘vida’. Além das casas (algumas quase intactas) que mostravam bem como era o estilo de vida da população, templos, termas, lavanderias, restaurantes, teatros, arenas, clubes de sexo (os Pompeinos eram adeptos das orgias, adoração a deuses do sexo e afins).



Cozinha de uma casa



Arena vista por fora

Durante as escavações, os arqueólogos começaram a reparar que em algumas áreas das ruínas, as ‘pedras’ (resultado do acúmulo de cinzas por 18 séculos) tinham buracos, eram ocas... E um deles teve a brilhante idéia de colocar gesso por dentro, e fazer um molde pra ver o que era, antes de destruí-las.



Arqueólogos ainda escavam até hoje

O resultado é que foram descobertas dezenas de pessoas, e animais.... Famílias inteiras, adultos, crianças, animais...




Alguns escondidos em cantos das casas (como o menino que aparece em posição de prece), outros dormindo, e outros gritando de terror...




A cinza tóxica aderia à pele e ia cobrindo e matando as pessoas lentamente. Uma vez mortos, e com outros metros de cinzas cobrindo seus corpos, a área se sedimentou, os corpos apodreceram no seu interior e o espaço que um dia foi ocupado por seres humanos agonizantes ficou pra sempre.




Hoje em dia são estátuas, embora foi um trabalho datado por volta de 1800, sem muita tecnologia, mas dá pra ver exatamente qual eram mulheres, homens, bebês...




Os que morreram dormindo e os que foram surpreendidos vivos... Muito impressionante, e que torna tudo muito real...
Dão pra ver exatamente as expressões faciais, as dobras das roupas, as tiras das sandálias romanas entre os dedos com tiras amarradas no tornozelo...




Tem também algumas coisas interessantes, como a faixa de pedestre, que são umas pedras gigantes do meio da rua, pra diminuir a velocidade das carroças, as cozinhas com compartimentos pra água quente, água fria, etc.



Faixa de pedestre

O restaurante estilo "self service" e os banheiros públicos, onde as pessoas iam fazer xixi (numero 2 tinha que ser feito em casa) e depois usavam a "amônia" (potente desinfetante) pra lavar as ruas da cidade.



Restaurante


Havia uma Arena (Anfiteatro) grande e uma pequena, e entre eles, uma praça cheia de bares. A arena com lutas de gladiadores (animais Vs prisioneiros de guerra), o clube da juventude e o templo das orgias.



Anfiteatro

O que mais me chamou a atenção nesta cidade é que, ao ser destruída somente pela força em que o vento trouxe o material vulcânico, os Romanos perderam um de seus mais importantes centros de formação de seus Exércitos; e algum tempo mais tarde e por mais outros fatores, o Império Romano deixou de existir.


Pesquisado por Caetano.